quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Merchandising de Moda é tema de mestrado



Com o mercado em ascensão, a procura por qualificação nessa área aumentou

O mercado de moda no Brasil está em considerável ascensão. Em outros países, como Portugal, o assunto já é tratado como fonte de trabalho. As escolas do ramo não têm poupado investimentos na formação de profissionais dessa área, com o objetivo de descobrir novos talentos. Além disso, as oportunidades de cursos técnicos, graduação e concursos são de fácil acesso no país. Daí a explicação para muitos estudantes irem concluir seus estudos na região europeia.

A designer de moda, recém-formada, Nine Ribeiro, afirma que durante seu período acadêmico a maioria dos colegas de classe desejava estudar em Portugal, considerando o país com mais oportunidades. “Ainda quero ir concluir meus estudos em Portugal, o mercado de moda lá é mais valorizado do que aqui no Brasil”, afirma a designer.

No Brasil, o cenário acompanha o mercado europeu. O Ministério da Cultura aponta o crescimento desse ramo como uma forma de expressar a diversidade cultural do país e isso tem feito com que os produtos brasileiros ganhem reconhecimento internacional.

Quem nunca se interessou por moda? Quem já pensou em investir nesse mercado como negócio? Apostando nesse tema pouco discutido de forma acadêmica, o pesquisador e professor Paulo Marquez foi buscar explicações para seu projeto de mestrado.

O Projeto

Com foco em merchandising de moda, os estudos do professor Paulo têm como objetivo o Capital Fashion Week, importante evento de moda realizado em Brasília (DF). O intuito é preparar apresentações de propostas de moda em eventos direcionados ao tema ou pontos de vendas. Ou seja, qualificar aqueles que desejam iniciar negócios no mundo da moda.


O trabalho do pesquisador enfatiza a criação de estratégias que viabilize a comunicação nos locais de venda dos produtos. “Acredito que minha pesquisa seja direcionada a um tipo específico de público, aqueles que se interessam por negócios relacionados ao mundo da mo
da”, revela Paulo.




Paulo menciona a falta de informação das pessoas com relação ao assunto e por isso se interessou em estudar sobre as formas que esse mercado se movimenta para obter lucro. “Aqui no Brasil, esse tema só começou a ser discutido e pensado de forma acadêmica há pouco tempo. Digamos que isso torna o assunto mais instigante” completa.

As pesquisas de Marquez têm sido concentradas em estudo de caso, através de entrevistas semi- estruturadas e outras com levantamento de dados com profissionais do ramo. Além disso, a internet e livros referentes ao assunto também têm sido aliados no desenvolvimento dos estudos.


Alunos: Renata Santos(0946452286), Thayse Lopes (0991025541)eTéostenes Rodrigues(0991025481)

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