quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Entrevista com o pesquisador Jose Camapum de Carvalho


Alunas: Fabiane Rodrigues e Lidiane Teles
Professora: Mariella Silva
Jornalismo noturno



Em uma entrevista concedida ao pesquisador, José Camapum de Carvalho, com graduações em Engenharia Civil pela Faculdade de Brasília – UNB, Administração, Direito e mestrado em Engenharia Civil (Geotécnica) pela Universidade Federal da Paraíba, Campina Grande (1981). Atualmente é professor titular na Universidade de Brasília.
Um dos seus projetos foi lançado no ultimo dia 21, a Cartilha Meio Ambiente: infiltração esta cartilha está dentro de um projeto científico, um projeto de pesquisa com tese de doutorado, dissertações de mestrados, duas instituições envolvidas como, UNB, a Universidade Federal de Goiás, e vários pesquisadores, onde se desenvolveu todo o conhecimento tecnológico e agora colocou numa linguagem infantil, transferindo esse conhecimento essencial para a sociedade, se destina também ao ensino fundamental 1º a 5º série. Ano passado, foi publicado uma Cartilha voltado para 6ª serie em diante do ensino fundamental e médio, cursos, por exemplo, de comunicação que precisa de uma percepção global do problema, mas não um conhecimento teórico, algo que interessa a uma concepção geral.






Entrevista ping-pong com o pesquisador José Camapum de Carvalho

QUAL A IMPORTÃNCIA QUE UM ENGENHEIRO CIVIL TEM DENTRO DE UMA SOCIEDADE?
1)total,tem grande importância não só em engenharia civil. Eu acho que todas as disciplinas. O problema é que quando a gente isola as disciplina inclusive a própria engenharia civil e dentro da engenharia civil outras sub disciplinas, a gente perde o significado global. A engenharia passa, a qualidade de vida passa pela engenharia civil, às qualidades das construções, o desenvolvimento sustentável, as obras de engenharia no contexto ambiental, então tudo isso a engenharia tá dentro, mais muitas outras disciplinas porque, por exemplo, a construção da engenharia passa inclusive pela própria questão do comportamento social.

O QUE FAZ UM ENGENHEIRO CIVIL?

2) ele vai desde a concepção das obras, na verdade em primeiro lugar ele responde as necessidades da sociedade focada em questão tecnológicas, como por exemplo: habitação, transporte, meio ambiente...

QUAIS SÃO OS MAIORES DESAFIOS DA ENGENHARIA MODERNA?

3) é o desenvolvimento técnico científico acoplada as necessidades da sociedade infelizmente parece que são dois mundo; ou seja, eu não desenvolvo a engenharia e transfiro o que foi desenvolvido diretamente para a sociedade eu permaneço ali no mundo acadêmico, no mundo científico, etc. ou então o engenheiro que é formado quando ele não consegue levar o conhecimento para a prática ele se adapta a prática esquecendo o conhecimento.
PORQUE OS CÁLCULOS E A MATEMÁTICA SÃO IMPORTANTES NA ENGENHARIA CIVIL?

4) eu acho que os cálculos, a matemática e a própria filosofia,eu diria que a filosofia é inclusive o princípio de estudo, então o que acontece a matemática e a filosofia dá sustentação teórica interna mas a fundamento tem que ser sempre filosófico.

O QUE VOCÊ ACHA DO AQUECIMENTO GLOBAL?

5) na verdade o aquecimento global isso discutido hoje existe uma corrente que não admite o aquecimento global, admite que é um ciclo que está ocorrendo, bem temos que convir como por exemplo o modo como se dá o desenvolvimento urbano,o modo como se dá a exploração do uso do solo,seja rural e urbana contribui para o aquecimento global. Por exemplo, num país como o Brasil se incentiva o transporte de massa? ou o transporte individual?o transporte individual estaria contribuindo para o aquecimento global?, são questões como estas que nós temos que responder objetivamente e diretamente, nós não podemos pensar está resolvendo o problema de emprego da vida matando. que é isso que acontece quando não apreciamos essa nossa conduta no contexto sócio ambiental .

QUAL A IMPORTÂNCIA DAS ONGs NA ÁREA AMBIENTAL?

6) eu acho que as ONGs tem um papel importante, tem ONGs e ONGs , assim como têm pessoas físicas e pessoas físicas. Mas eu acho que ela tem um papel fundamental porque ela consegue estabelecer um elo da necessidade da população com o próprio comportamento do estado e das instituições estabelecidas.
QUAL A DIFERENÇA ENTRE UM ENGENHEIRO CIVEL E ENGENHEIRO AMBIENTAL?

7) eu acho que na verdade que essas coisas se misturam, eu costumo dizer até que na verdade quando nós formamos nós formamos técnicos em engenharia, técnico em engenharia civil. Técnico em engenharia ambiental. no entanto para ser engenheiro civil ou engenheiro ambiental, é preciso algo mais, é preciso incorporar o conhecimento adquirido a construção a criatividade a uma resposta que seja criativa, que seja engenhosa como o próprio nome já diz engenharia. Não é simplesmente a aplicação de equações ou o uso de programas sofisticado, para ser engenheiro vai bem, além disso, e seria apenas um técnico em engenharia.

VOCÊ SE PREOCUPA COM A QUESTÃO DA ECOLOGIA?

8) muito, eu me preocupo e eu acho que esse é um papel que nós devemos fazer, transportar o desenvolvimento tecnológico científico criado na universidade para a sociedade isso é preciso ser feito é preciso que a gente mude a linguagem então isso é questão de fórum então eu vou publicar um artigo,um periódico vou desenvolver uma tese, vou desenvolver uma dissertação bem isso é linguagem, mas é preciso que eu pegue essa linguagem e a transforme colocando para um nível que a sociedade possa absorver esses conhecimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diz aí, o que achou deste texto?