quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Novos talentos na ciência



O 8º Congresso de Iniciação Científica aconteceu na semana passada, na UnB, e contou com a apresentação de mais de mil projetos de estudantes de graduação

Na última semana a Universidade de Brasília (UnB) foi palco para novos talentos na ciência apresentarem seus projetos de pesquisa. O 8º Congresso de Iniciação Científica do DF com o tema “A arte de fazer pesquisa e produzir conhecimento no século XXI”, deu a oportunidade para 1.442 estudantes apresentarem seus projetos em painéis distribuídos nos corredores do Instituto Central de Ciências - ICC Sul (Minhocão). O congresso aconteceu do dia 12 ao dia 15 de setembro. Cada dia foi destinado a uma área do conhecimento: na terça-feira (13), foram apresentados trabalhos de Ciências Humanas; na quarta-feira (14), trabalhos em Ciências da Saúde; e na quinta-feira (15), trabalhos sobre Ciências Exatas. Os autores foram estudantes que antes de concluírem a graduação decidiram entrar no mundo da pesquisa científica.

Alguns estudantes consideram a pesquisa de grande valia para a futura profissão, pois vai ajudar bastante mais à frente. Este é o caso de Camila Medeiros, que está no 7º semestre de Ciências Biológicas e pretende ser perita criminal. “Quase todo mundo que estuda comigo ou faz o mesmo curso que eu que ser perito, então, vi na pesquisa a chance de sair na frente em busca do meu objetivo”, afirma. A estudante pretende se especializar no estudo forense da botânica, que segundo ela, estuda como o conhecimento a respeito de plantas e vegetais pode ajudar na solução de crimes. “Por meio das espécies é possível desvendar detalhes importantes, como o local em que o crime aconteceu”. Atualmente, Camila pesquisa em seu projeto de iniciação científica as relações de parentesco evolutivo entre espécies de musgo. “Começar cedo é importante porque a gente já sai da graduação com material publicado. Além disso, o conhecimento que a gente adquire com a pesquisa é fantástico”, ressalta.

O que moveu Gustavo Teixeira para a pesquisa foi um impulso humanitário. “O meu estudo aborda as condições de vida de refugiados palestinos”, conta o aluno do 8º semestre de Relações Internacionais. De acordo com ele é um campo pouco pesquisado, mesmo sendo tão retratado pela mídia. “Decidi fazer a pesquisa nessa área porque fico indignado com o que acontece com o povo de lá e também com estrangeiros”, explica. Gustavo já identificou na pesquisa sérias violações dos direitos humanos e do direito internacional humanitário. O aluno pretende continuar a desenvolver pesquisas na área e pensa até em fazer outra graduação. “É preciso construir um sistema de direitos que garanta dignidade a esses povos. Acho que depois que me formar em Relações Internacionais irei estudar Direito, porque assim vou entender mais ainda sobre o assunto”, finaliza.

Para a aluna de Medicina, Lavínia Bosanetto, por outro lado, pesquisar é um dever. “Um bom médico precisa passar pela pesquisa e estar ligado nas novidades da ciência, assim vai saber lidar melhor com seu trabalho”, afirma a estudante, que está no 7º semestre do curso. Para ela o contato com a iniciação científica é um diferencial para qualquer aluno de graduação, principalmente para quem estuda Medicina.

Os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer a experiência de colegas, também jovens, que tiveram seus projetos reconhecidos em âmbito nacional. Jessie Pereira, Ricardo Salviano e Pedro Witchs, ganhadores do 8º Prêmio Destaque do Ano na Iniciação Científica de 2010 do CNPq, falaram sobre as pesquisas premiadas. O reitor da UnB, José Geraldo de Sousa Júnior, destacou durante a cerimônia a importância resgatar a arte como parte da produção científica. A cerimônia contou também com a presença do reitor da Universidade Católica de Brasília (UCB), Cícero Gontijo, e da representante de pesquisa do Centro Universitário de Brasília (UniCEUB), Dirce Mendes da Fonseca, ambas instituições parceiras da UnB na realização do congresso.

Fernando Pinto - Jornalismo 6ª Sem / Noturno

Jurana Lopes - Jornalismo 6ª Sem / Noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diz aí, o que achou deste texto?