quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Deformação no asfalto é pesquisada por estudantes da UnB

Os estudos servirão de base para pesquisar formas mais baratas e de maior durabilidade para o pavimento do Distrito Federal

Entre os dias 13,14 e 15 de setembro, a Universidade de Brasília realizou o 8º Congresso de Iniciação Científica do DF. Os projetos foram realizados por estudantes das mais diversas áreas e contou com a orientação dos professores.


O evento, também teve a participação de representantes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que avaliaram os trabalhos dos estudantes. A acadêmica do 7º período de engenharia civil, Karina Seto Shimoishi, 21 anos, fez sua pesquisa sobre a influência da umidade nas características de deformidade das camadas de um pavimento rodoviário. Ela começou o projeto no mês de agosto do ano passado. E o objetivo da pesquisa foi descobrir: por que e como acontece a deformação do pavimento.


A conclusão que a estudante obteve, foi que, o solo se deforma com a umidade das chuvas. Segundo Karina, “os grãos de asfalto não estão totalmente unidos, com isso a água penetra os lugares vazios e faz com o que o solo abaixo do asfalto fique úmido a ponto de deformar o asfalto superior”. Ela ressaltou que são fatores climáticos, os principais causadores da umidificação e consequente deformação asfáltica.


Os experimentos em laboratório revelaram que quando o asfalto fica em contato com muito peso, acontece como uma borracha, ele é deformado, mas com o tempo, volta ao seu estado normal. No entanto, quando a carga é pesada demais e o peso é constante a deformação fica permanente, ou seja, não volta ao seu estado natural, sendo necessário fazer a reforma do pavimento.


Karina afirmou que o projeto obteve os resultados esperados, e que eles servirão de base para se pesquisar formas mais baratas de construção do pavimento do Distrito Federal, que tem um solo tropical. Pois só conhecendo as características do pavimento é que se podem verificar os recursos necessários para a maior durabilidade do asfalto. Vale ressaltar que, no mês de outubro começam as chuvas, e com isso o asfalto fica mais propício a se deformar, devido à intensidade da água no solo.

Reportagem:
Wéllida Resende
Jussara Resende
Flavia Ferrer

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diz aí, o que achou deste texto?